Atendimento ao cliente

Ouvidoria

logo Qv Saúde Benefícios
plano-de-saude

Como escolher o plano de saúde ideal para você?

Ter um plano de saúde é a escolha mais assertiva para quem busca tranquilidade e segurança no dia a dia. Atualmente, é possível encontrar diversas modalidades, que vão desde opções individuais até aquelas que contemplam todos os integrantes da família.

Nos últimos anos, o Brasil testemunhou uma expansão considerável na procura por planos de saúde. De acordo com dados divulgados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), em dezembro de 2021 eram quase 49 milhões de beneficiários.

Esse foi o maior número registrado em muito tempo. Até então, julho de 2016 encabeçava o ranking de período com mais usuários registrados na ANS, com 48.266.704 pessoas.

E você, já é beneficiário de um plano de saúde? Pensando em ajudá-lo a compreender melhor as principais modalidades disponíveis no mercado, nós criamos um material com as características mais marcantes de cada tipo de plano de saúde.

Qual plano de saúde mais combina com as suas necessidades?

Apesar da grande procura dos brasileiros pela contratação de um plano de saúde, não é difícil encontrar pessoas inseguras sobre qual é a melhor escolha para sua situação. Conheça as principais modalidades para fazer sua adesão de forma certeira!

  • Plano individual

Esse tipo de contratação tem como foco as pessoas físicas, as quais procuram uma empresa ou uma operadora de plano de saúde de maneira direta. Cabe destacar que é possível adaptar o plano ao perfil de cada pessoa, levando em consideração aspectos como idade e doenças preexistentes. A contratação contempla apenas uma única pessoa, que está sujeita à carência.

  • Plano Familiar

Ao contrário da modalidade anterior, o plano familiar permite que mais de uma pessoa faça parte da adesão, desde que comprovada a relação de parentesco. Esse tipo costuma apresentar carência e a cobertura varia conforme o modelo escolhido na contratação. O pagamento é feito diretamente para a empresa de saúde. 

  • Planos Coletivos

Nessa modalidade, podemos destacar dois tipos de planos de saúde. Confira:

Empresarial

Quem é responsável por contratar esse tipo de plano é a empresa na qual a pessoa trabalha, portanto, é preciso apresentar um vínculo empregatício. A carência só deixa de ser necessária em poucas ocasiões: quando o beneficiário faz a adesão ao plano em até 30 dias após a contratação na empresa ou em casos de contratos com 30 ou mais usuários. Nessa modalidade, quem faz o pagamento à operadora de saúde é a empresa contratante. 

Por adesão

A principal característica dessa modalidade é a contratação do plano ser realizada por uma associação profissional ou sindicato. Portanto, a pessoa deve estar vinculada a essa entidade para usufruir do plano de saúde contratado. A cobrança é feita de forma direta ao usuário, através de uma administradora de benefícios ou pela própria entidade.

Compartilhar esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Open chat