Atendimento ao cliente

Ouvidoria

logo Qv Saúde Benefícios
Prevenção ao golpe do boleto

Golpe do boleto: como evitar essa e outras fraudes digitais?

O golpe do boleto falso é um tipo de fraude que apresentou um crescimento significativo no Brasil no último ano, aumentando cerca de 785% nos primeiros meses de 2021 (segundo dados da Axur, empresa especializada em riscos digitais).

Nesse golpe digital, os criminosos encaminham às vítimas uma cópia de um documento de cobrança, como se ele fosse verdadeiro. Com isso, a vítima faz o pagamento do boleto falso e o dinheiro cai na conta do estelionatário. 

Um dos setores que percebeu um aumento nas queixas do golpe do boleto bancário foi o de planos de saúde. Recentemente, uma mulher da cidade de São José do Rio Preto (SP) denunciou à polícia que havia pago dois boletos falsos achando que seriam da operadora do plano de saúde, ficando com um prejuízo de R$3 mil.
Infelizmente, esse tipo de fraude digital se tornou recorrente. Contudo, é possível prevenir esse golpe e garantir mais segurança para suas transações. Saiba mais!

3 dicas para não cair no golpe do boleto falso

Pensando na sua segurança digital, nós selecionamos algumas informações antifraudes que são essenciais para você evitar ser vítima de golpes digitais. Confira:

  • Código de barras duvidoso

Uma forma simples de verificar a veracidade de um boleto bancário é analisando se os 4 últimos dígitos do código de barras correspondem ao valor do pagamento. Caso não haja essa convergência, pode ter certeza: você seria mais uma vítima do golpe do boleto. 

  • Beneficiário desconhecido

Outro cuidado fundamental para evitar cair nesse tipo de fraude é conferir o nome da pessoa ou da empresa que receberá o pagamento. Você ainda pode verificar se o CNPJ da emissora é verdadeiro por meio da Receita Federal ou do Procon.

  • Emissão de fonte não oficial

Sabia que muitas empresas não enviam boletos via e-mail ou qualquer outro canal de comunicação? Essa é uma medida de segurança, justamente para evitar o golpe do boleto falso. Portanto, sempre que precisar do boleto do seu plano de saúde, acesse o site da empresa e faça a emissão por lá.

Como a QV Benefícios envia o boleto bancário?

A nossa política interna define que o boleto do seu plano de saúde seja enviado pelos Correios para o endereço físico do Beneficiário Titular informado na Proposta de Adesão. 

Além disso, também o enviamos todos os meses por e-mail e SMS para os contatos do Beneficiário Titular informados na Proposta de Adesão. Por isso, é importante manter seus dados cadastrais atualizados através da nossa Central de Atendimento

Havendo a necessidade da emissão de uma segunda via de boleto, o Beneficiário Titular poderá baixar o documento no aplicativo QV BENEFÍCIOS. Lembre-se: nós não enviamos segunda via de boletos por WhatsApp. Para evitar fraudes, não aceite boletos emitidos por terceiros.

Dica extra: como acessar a área de beneficiários com segurança?

Uma prática comum das operadoras de plano de saúde é oferecer uma área do beneficiário, com informações dos serviços contratados e dados pessoais da pessoa. Para não correr o risco de ter suas informações vazadas, apenas acesse essa área através do site oficial do seu plano de saúde.

Em outras palavras, não pesquise pelo google ou acesse links enviados por e-mail. Faça o caminho mais seguro: entre no site da sua operadora e procure a área do beneficiário por lá.

Compartilhar esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Open chat