Atendimento ao cliente

Ouvidoria

Cobrança

Doador de sangue

Dia Mundial do Doador de Sangue: qual a importância de doar?

O dia 25 de novembro é marcado pela celebração do Dia Mundial do Doador de Sangue, data que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da doação e ressaltar que esse simples gesto pode representar uma segunda chance de vida para quem está passando por um momento delicado. Para se ter uma ideia, uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas

Contudo, o número de doadores ainda é bem abaixo do ideal: segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. 

Como é o processo para ser um doador de sangue?

Antes de qualquer coisa, é essencial destacarmos que a doação de sangue é rápida e praticamente indolor – o doador sente apenas a picada da agulha. O primeiro passo para doar é procurar um banco de sangue ou hemocentro e se cadastrar. Depois disso, é preciso passar por uma entrevista que tem o objetivo de proporcionar maior segurança para o doador e para o receptor do sangue. Por isso, é de suma importância responder as perguntas com sinceridade!

Além disso, o doador de sangue deve saber que a doação é um ato voluntário, ou seja, não pode ser obrigatório em qualquer lugar. E tem mais: a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, uma vez que a recuperação acontece logo após a doação e em uma doação são coletados, no máximo, 450ml de sangue (uma pessoa adulta tem cerca de 5 litros de sangue).

Quem pode ser um doador de sangue?

Existem diversos requisitos que precisam ser preenchidos para que uma pessoa se torne doadora, contudo, algumas condições básicas são: ter entre 16 e 69 anos de idade; pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5; ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação; e não fumar duas horas antes da doação.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com o hemocentro da sua cidade e esclareça os principais pontos de questionamentos. Mas lembre-se: se você tem condições de doar, faça isso! A esperança de alguém pode estar correndo nas suas veias!

Compartilhar esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
QV - Comunicado fraude