Atendimento ao cliente

Ouvidoria

logo Qv Saúde Benefícios
alimentos ultraprocessados

Alimentos ultraprocessados: por que você deve evitá-los?

Apesar do nome um pouco complicado, os alimentos ultraprocessados nada mais são do que aqueles produtos enlatados, em conserva, com fermentação… Basicamente, eles passam por alguns processos químicos que alteram a sua forma natural – e cabe dizer que quase sempre agradam ao paladar das pessoas.

O grande problema envolvendo esses alimentos é que eles são fontes de substâncias que prejudicam a saúde. Inclusive, foi pensando nessa questão que o médico e pesquisador Chris Van Tulleken participou de um experimento para a rede britânica BBC (o documentário What are we feeding our kids?), no qual comeu alimentos ultraprocessados ​​por um mês. E o resultado para o corpo foi bastante prejudicial.

O que esses alimentos causam no organismo?

O primeiro ponto – e talvez o mais óbvio – é que os alimentos ultraprocessados favorecem o ganho de peso. Por serem produzidos com uma grande quantidade de ingredientes como o açúcar, eles proporcionam um maior consumo de calorias por dia. E a consequência disso é simples: excesso de peso.

Mas não é só isso! Esse tipo de alimento já foi alvo de diversos estudos ao longo dos anos, indicando que existe uma relação entre o consumo dos ultraprocessados e um risco elevado de doenças cardíacas, diabetes, alguns tipos de câncer e depressão.

Além disso, uma dieta baseada em alimentos ultraprocessados prejudica a absorção de nutrientes importantes para o funcionamento do organismo, afinal, os ultraprocessados ​​são desprovidos de nutrientes quando comparados com os alimentos naturais.

Quais são os principais alimentos ultraprocessados?

De uma forma geral, os ultraprocessados são ricos em açúcar, gordura, substâncias sintetizadas em laboratórios ou conservantes. E se engana quem pensa que esses alimentos estão distantes da rotina alimentar. 

Sabe por que? Muitos produtos comuns no dia a dia são considerados ultraprocessados, como suco de caixinhas, sopas instantâneas, pizza ou lasanha congeladas, bacon, salsicha, hambúrguer, chocolate e barras de cereais. Portanto, tenha moderação ao consumir esse tipo de produto, ok?

Compartilhar esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email